TalkGO: Atualizações em Endometrite Crônica

Já está no ar mais um episódio do Talk GO, o podcast da Sogisc. O tema do 4º capítulo tem como destaque “Atualizações em Endometrite Crônica” e conta com a participação da convidada Dra. Leisa Beatriz Grando, médica Ginecologista com 25 anos de experiência em #Histeroscopia e mediação do Dr. Luiz Fernando Frassetto.

Confira: www.spoti.fi/3wb6vXi

O conteúdo também está disponível nas redes e nas plataformas digitais.
- Participe, ouça, curta e compartilhe os novos episódios!

 

 

Café com Especialistas SOGISC 11/06/2022: “O uso de testosterona em mulheres” e “Slinda: a evolução da contracepção livre de estrogênio”

Com o objetivo de promover o debate e ampliar a troca de informações entre profissionais da área da Ginecologia, Obstetrícia e Saúde da Mulher, a Sogisc promove o Projeto Café com Especialistas.
A 1ª edição abre o calendário de encontros presenciais e contará com a participação do professor e médico, Dr. Silvio Antonio Franceschini, para falar sobre os temas: “O uso de testosterona em mulheres” e “Slinda: a evolução da contracepção livre de estrogênio”.
Exclusivo para associados, o evento será no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis, no dia 11 de junho, às 9h.

Inscrições através do whatsapp: 48 9 9157-9438

☕CAFÉ COM ESPECIALISTAS SOGISC
“O uso de testosterona em mulheres”
“Slinda: a evolução da contracepção livre de estrogênio”.
Data: 11/06 (sábado)
Horário: 9h

Webinar: Consulta Ginecológica e Conduta em Minorias Sexuais - Dia 28/04/2022

 

 

A Sogisc promove no dia 28 de abril (quinta-feira), às 20h, Webinar "Consulta ginecológica e conduta em minorias sexuais".

O evento contará com a participação das especialistas:
- Dra. Andrea Rufino (@andrearufino_ ) , do Piauí – Tema “Como abordar as questões de orientação sexual ”
- Dra. Cleusa Conceição (@cleusaconceicao ) , do Rio Grande do Sul – Tema1 “As ISTs” e Tema2 “Prevenção de Gravidez”
- Mediação - Dra. Jussimara Steglich (@dra.jussi ) , de Santa Catarina

O evento é gratuito com transmissão online através da plataforma ZOOM.
Acesse: https://bit.ly/WebinarSogisc
ID da reunião: 847 0105 5418
Senha de acesso: 711924

Informações: WhatsApp: 48 99157-9438 ou Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

WEBINAR SOGISC
"Consulta ginecológica e conduta em minorias sexuais"
Data: 28/04 (quinta-feira)
Horário: 20h

Talk GO: Síndrome dos Ovários Policísticos: Atualizações - Dia 28/04/2022

Nesta quinta-feira vai ao ar mais um episódio do #TalkGO, o podcast da Sogisc, com a participação da Dra. Laura Britz Soares que trará as atualizações sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos. Com mediação Dr. Luiz Fernando Frassetto, o novo episódio estará disponível a partir das 18h.
Não perca!

 

Acesse (Spotify): https://spoti.fi/3v5J4wN

 

Lançamento TALK GO o podcast da SOGISC - 07/04/2022 (20h)

A Sogisc estréia hoje o primeiro episódio do PodCast “Talk GO”. Com a participação de especialistas convidados, os episódios estarão disponíveis no site e nas plataformas digitais.
Segundo a presidente Dra. Jussimara Steglich, a proposta do novo canal de informação é compartilhar as principais atualizações da Ginecologia e Obstetrícia, visando contribuir para o aprimoramento e valorização dos profissionais.
O primeiro episódio da série irá ao ar nesta quinta-feira, 07/04, às 20h, e abordará o tema “Atualizações do Câncer de Endométrio na paciente menopausada” com a participação da Dra. Ana Rita Panazzolo, especialista em histeroscopia e médica ginecologista obstetra do Hospital Universitário Federal de Santa Catarina com intermédio da Dra. Jussimara Steglich.

As 20h será o lançamento com o link de acesso.

 

Disponível na plataforma 

08 de março - Dia Internacional da Mulher

Promover a saúde e qualidade de vida da mulher e incentivar o respeito e a valorização são ações que fazem parte do propósito da Sogisc.
Acreditamos na força, leveza e na capacidade de adaptação e cooperação da mulher como essenciais para fazer a diferença e transformar o mundo.
Nossa homenagem, admiração e respeito.


Sogisc e Associados
#Sogisc #Ginecologia #Obstetricia #TodosJuntospelaSaúdeDaMulher #8M #DiadaMulher #DiaInternacionaldaMulher #ForçaFemininia

 

Fluxograma Anemias

Procedimentos para tratar anemia ferropriva. 

Clique aqui e acesse. 

Inscrições abertas para o Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do , em Gramado, que acontecerá de 15 a 17 de setembro de 2022 em Gramado, RS. Paralelo ao evento também ocorrerá a 5ª Jornada Sul-Brasileira de Mastologia.

O evento reúne as congregações dos três estados da federação. Sob coordenação da @sogirgs, o evento contará com a participação da @sogipa_pr e e Sogisc.

Além de propiciar o tão esperado encontro e a troca de experiências com os colegas, para esta edição do já tradicional evento, as comissões científicas elaboraram um programa de qualidade, com grande variedade de temas em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, com palestrantes renomados nacional e internacionalmente.
Acesse: www.sulbrasgo2022.com.br


#Sogisc #Evento #XXCongressoSulBrasileiroDeGinecologiaEObstetrícia

 

Saúde Brasil 2020/2021: Anomalias congênitas prioritárias para a vigilância ao nascimento

Primeira edição do livro Saúde Brasil: anomalias congênitas prioritárias para a vigilância ao nascimento, elaborado pela Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas (Cgiae), do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DASNT), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e que também contou com a participação de um grupo de especialistas na temática. 

As anomalias congênitas representam um grupo de alterações estruturais ou funcionais que ocorrem durante a vida intrauterina e são importantes causas de doenças crônicas, deficiências, bem como de mortalidade fetal, em recém-nascidos e em crianças. No mundo, estima-se que entre 2% e 3% de todos os recém-nascidos apresentam algum tipo de anomalia congênita. 

No Brasil, as anomalias congênitas representam a segunda principal causa de morte em crianças com menos de 5 anos. Porém, muitas anomalias são passíveis de intervenção médica, aumentando a sobrevida, diminuindo a morbidade e melhorando a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

É também possível prevenir o surgimento de novos casos com a adoção de medidas como vacinação, ingestão adequada de ácido fólico e de vitamina B12, controle e tratamento de doenças maternas, entre outras.

A temática das anomalias ganhou destaque dentro e fora do Brasil a partir de 2015, quando foi registrada no País uma epidemia de microcefalia (um tipo de anomalia caracterizado pela redução do perímetro cefálico) e outros achados clínicos associados à infecção intrauterina pelo vírus Zika. Na ocasião, o Ministério da Saúde desenvolveu uma série de ações no âmbito da vigilância e atenção à saúde das crianças com esta nova entidade patológica, que passou a ser conhecida como síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ). Em 2017, com o encerramento  oficial do período epidêmico da SCZ no País, identificou-se a necessidade de expandir a estratégia da vigilância, passando a incluir as demais anomalias, independentemente da causa, possibilitando assim a identificação desses agravos em tempo oportuno para intervenções que visem à melhora da qualidade de vida dos indivíduos afetados e possam nortear políticas de atenção à saúde. Assim, desde 2019, a SVS conta com uma área técnica dedicada à estruturação e à implantação da vigilância ativa de anomalias congênitas no Brasil.

O principal objetivo deste livro é fornecer informações teóricas, epidemiológicas e práticas sobre as anomalias congênitas no Brasil, de modo a fortalecer o registro delas no Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e possibilitar a qualificação das políticas de saúde. 

Acesse aqui.