Atendimento Ginecológico de Adolescentes

Dra Ivana Fernandes Souza
Ginecologista
Profª do Curso de Medicina da UNISUL
Membro da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Infanto puberal da FEBRASGO
Delegada da SOGIA em Santa Catarina

É frequente os profissionais enfrentarem algum grau de dificuldade no que concerne ao atendimento médico de adolescentes. Em geral os principais conflitos estão relacionados ao sigilo e à confidencialidade, situações envolvendo violência, contracepção e interrupção legal da gestação.

Leia mais...

Orientação Prática para Prevenção de COVID-19 - Gestantes e Lactantes

Declaração de Consenso (SGORJ/SOGISC) para Vacinação contra SARS-Cov-2.

Comissão temporária COVID-19 SGORJ (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro)

Renato Augusto Moreira de Sá
Silvio Silva Fernandes
Jorge de Rezende Filho
Mauro Romero Leal Passos
Susana Cristina Aidé Viviani Fialho
Paulo Roberto Nassar de Carvalho
Carolina Carvalho Mocarzel
Cristiane Alves de Oliveira

SOGISC (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Santa Catarina)
Mário Júlio Franco
Marcelo Costa Ferreira
Alberto Trapani Jr

Leia mais...

Orientações do Covid-19 para o Ginecologista e Obstetra

 

Manual de Orientações publicado pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.

A  SOGISC corrobora com as orientações publicadas neste manual.

Acesse o manual clicando aqui. 

Lágrimas sem choro: uma missão humanitaria no país africano

Existem momentos onde tudo o que se faz em prol do próximo parece ser pouco ou mesmo insuficiente. São instantes de reflexões em nossas vidas, quando surge a necessidade e o desejo, quase fisiológico, de algo mais; de algo além da nossa capacidade crítica de criar oportunidades e condições de ajudarmos um outro alguém.

Leia mais...

Dicas “Agosto Dourado” - Amamentar vale ouro

Como cuidar dos seios durante a gestação e na amamentação 

No decorrer da gravidez os seios se modificam para se prepararem para a amamentação, ficando maiores, mais pesados e doloridos, sendo importante ter vários cuidados durante e após a gestação.

Leia mais...

Via de parto

Texto de autoria da Dra. Andressa Biscaro.

Já fiz mais de 1.500 partos. Sim, eu anoto um por um... data, hora, via de parto, nome da mãe e do bebê. Tenho um ENORME carinho por isso!

Devo ter vivido nos poucos anos que exerço a obstetrícia a maioria das "situações" descritas da capa até o fim do livro Rezende, tratado de obstetrícia.

Leia mais...

8º Curso teórico-prático de manejo de emergências obstétricas da SOGISC

DATA: 10/10/2015 das 8:30 às 17:30 h

LOCAL: Associação Catarinense de Medicina - Florianópolis - SC 

PROGRAMAÇÃO: aulas teóricas e práticas

• Manejo da parada cardiorrespiratória na gestação

• Técnica de aplicação do fórcipe e do vácuo-extrator

• Atenção ao parto pélvico e gemelar

• Manejo da distocia de ombro

• Manejo do sangramento pós-parto

• Sutura de laceração perineal de 4º grau

 

INSCRIÇÃO:

• Sócio quite da Sogisc: R$ 100,00

• Não-sócio ou sócio não-quite: R$ 200,00

As inscrições devem ser feitas com a Tânea pelo telefone (48) 3231-0318, de 2ª a 6ª feira das 14:00 às 18:00 h.

VAGAS: 24

APOIO:

Palestras VII Congresso Catarinense de GO

A Comissão Organizadora do VII Congresso Catarinense de Ginecologia e Obstetrícia e II Congresso Catarinense de Perinatologia agradecem a todos os congressistas, palestrantes e patrocinadores pelo sucesso obtido com a realização do evento. Durante os três dias do evento (25 a 27/06/2015) realizado na cidade de Joinville, o nível de conhecimento compartilhado superou as expectativas. Através de palestrantes regionais e de diversos estados do Brasil, inúmeros temas foram colocados em pauta, novos protocolos adicionados, assuntos polêmicos debatidos entre representantes de diversas entidades médicas.

Houve a integração entre os fórum multidisciplinares agregando as especialidades afins. Agradecemos as ilustres presenças do Presidente atual e do Presidente eleito da FEBRASGO, dos representantes do SIMESC e FENAM, além dos Presidentes Regionais das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e Perinatologia. Com um total de 417 participantes, o evento foi considerado uma oportunidade de aprimorar e adquirir conhecimentos por parte de acadêmicos, residentes e médicos veteranos destas especialidades. Além disso, foi uma oportunidade ímpar onde, na programação social, foi possível a confraternização informal entre os presentes, com trocas de conhecimentos, reencontrar amigos e fazer alianças profissionais. O jantar dos professores, patrocinado pela MSD, contou com mais de 130 médicos, entre palestrantes e congressistas convidados, tendo sido um ponto marcante na agenda social do congresso. Mais uma vez agradecemos pela ajuda de todos os que tornaram possível a realização deste evento, sem medir esforços; além de todos os que patrocinaram direta e indiretamente numa época difícil para todos, apoiando e permitindo o crescimento deste evento bienal.

 


Slides das palestras ministradas no Congresso: 

Palestrantes por auditório

Auditório Girassol

Auditório Hortênsia

Auditório Jasmin-hortênsia

Auditório Lírio


Discurso de abertura do VII Congresso Catarinense de GO e II Congresso Catarinense de Perinatologia

É com enorme satisfação e também muito honrado que na qualidade de presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Santa Catarina procedo a abertura do VII congresso catarinense de GO e II congresso de perinatologia, nesta cidade de Joinville.

Inicialmente gostaria de agradecer ao Dr. Salomão, Presidente da Sociedade Regional de Ginecologia e Obstetrícia, pela receptividade e assim o fazendo presto a minha homenagem a cidade de Joinville que tão carinhosamente hospeda este importante evento científico.

Agradeço aos Professores que irão nos brindar com suas palestras e que prontamente aceitaram participar do nosso

Agradeço também a empresa Oceano Eventos pela organização do congresso

Em tempos de falta de apoio da indústria farmacêutica as sociedades como um todo, não posso deixar de referenciar meus agradecimentos a empresa MSD, parceira da SOGISC, não só nesse congresso, mas também nos cursos de emergência obstétrica que ministramos durante o ano nas diversas cidades catarinenses. Agradecer também ao apoio da EMS – CRISTÁLIA – LIBBS- ASTRAZENECA – NESTLÉ – ABBVIE – e a todos os expositores que nos apoiam neste evento principalmente a Mastocentro e Sigvaris 

Agradecimento especial a Dra. Sheila Silveira e ao Dr. Rodrigo Nunes, em seus nomes agradeço ao apoio de toda a diretoria da SOGISC que nesses 1 ano e meio de organização não mediram esforços para tornar esse congresso uma feliz realidade.

Agradeço a parceria da Sociedade de Pediatria de Santa Catarina na sua presidente Dra.Helena Maria Correa de Souza Vieira e ao departamento de perinatologia que aceitaram estar conosco pela segunda vez no congresso para que possamos cada vez mais estreitar esta parceria prática do dia dia do obstetra e também em eventos científicos. Ao Dr. Remaclo (grande incentivador desta ideia) agradecimento especial, assim como a Dra. Leila e Dra. Lissandra que também não pouparam esforços para a elaboração deste congresso.

A Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia tem por objetivo neste congresso estabelecer um programa de educação médica importante para resgatar as boas práticas obstétricas e ginecológicas, valorizar a relação médico-paciente, tão comprometida nos dias de hoje e evitar que o ginecologista se torne um tecnocrata, um escravo de máquinas, um solicitador de exames, que às vezes são tão desnecessários quanto encarecedores da assistência médica.

Atualmente estamos sendo alvos de denuncias por violência obstétrica, por cobrança da taxa de disponibilidade obstétrica ou ainda, questionados pela prática de que alguns fazem mais ou menos parto cesariana. Paralelamente a isso, nos deparamos que nos últimos 3 anos, 3 mil e 500 leitos obstétricos foram fechados no país, a maioria deles em hospitais conveniados com o SUS. 

Em razão desta realidade é que precisamos nos mobilizar, para evitar o avanço desta crise sem precedentes e com graves consequências para nos médicos e para os pacientes. 

Temas controversos que serão debatidos neste congresso nos fóruns com a presença do Dr. Etelvino Trindade (atual presidente da FEBRASGO), Dr. César Eduardo Fernandes ( Presidente eleito com posse em novembro da FEBRASGO) além de representantes da SOGISC, CRM e SIMESC.

Em linhas gerais, abordaremos assuntos relevantes e de importância para o ginecologista de consultório e condutas nos assuntos obstétricos polêmicos e atuais, para que possamos ter base para lutar pela dignidade e prestígio da nossa especialidade.

Por todas estas razões, e principalmente por estarmos investindo na grandeza de princípios, acreditamos fortemente que juntos conseguiremos oferecer aos nossos congressitas um trabalho do mais alto nível científico, visando sempre o que dignifica e enobrece a nossa profissão aliviar o sofrimento do nosso semelhante.

Quero dedicar este congresso ao Dr. Luiz Carlos Lins ginecologista e mastologista da cidade de Blumenau, Ex. presidente da SOGISC, meu professor da faculdade, e que nos deixou ha 5 dias e que com certeza, como sempre fazia, iria nos prestigiar em mais um dos muitos congresso catarinense de GO que compareceu.

Por fim, quero agradecer a presença de todos espero que possamos ter um produtivo evento cientifico e que também seja uma oportunidade para rever amigos e passarmos bons momentos juntos.

MUITO OBRIGADO